Especial: Evolução de Traços

Não é legal ler um mangá e pensar “Nossa, como o traço mudou desde o início da série… Caramba…”? Pois acontece comigo o tempo todo.
Sou daquelas que resolve ler um mangá mais pelo traço do que pela sinopse, então leio observando muito a arte.
Se a história for ruim mas o traço muito bonito, eu continuo lendo. Se a história for boa mas o traço muito ruim, eu largo.
Não sei dizer se isso é bom ou ruim, mas é o meu jeito. Se quero ler algo bom sem incomodar meus olhos, leio um bom livro.

Irei compartilhar com vocês as mangakás que mais chamaram a minha atenção no quesito de mudança de traço.
Espero que curtam esse post especial!

Mayu Sakai

mayu3Comecei a ler as obras da Sakai-sensei a partir de Rockin’ Heaven. As anteriores eu considero infantil demais para suportar.
O traço dela antigamente era um que eu, com certeza, passaria longe. Personagens com olhos desproporcionalmente grandes, magrelos e com cabeção.

mayu4Não que hoje os personagens dela não tenham olhos grandes, mas agora são bem mais bonitos e proporcionais.
Atualmente, a Mayu Sakai é uma das minhas mangakás favoritas. Não só pelo traço estar impecável, mas também porque ela me conquistou com seus one-shots sérios. BlindxDoll me marcou muito. Recomendo a leitura para todos.

mayu2A Sakai-sensei tem seus mangás publicados na revista shoujo infantil Ribon, mas já teve vários one-shots publicados na revista shounen JUMP SQ. Cara, JUMP. Que diva perfeita.

mayu1As ilustrações dela melhoraram muito e me agrada muito hoje. Quando vejo que terá página colorida em Sugar Soldier, já sei que é só lindeza.

Kayoru

kayoru2Kayoru é uma mangaká bem nova, na minha opinião.
Teve sua estréia em 2004, mas apesar de poucos anos de carreira, ela teve uma mudança notável em seu traço.

kayoru1Com o passar de seus mangás, os olhos foram diminuindo. Eu achava muito exagerado no começo. O problema não é ser grande. É ser desproporcional e nada harmonioso.
Também sinto que os personagens dela são muito iguais, só muda o cabelo. Espero que ela melhore isso mais pra frente.

kayoru3Ainda acho a Kayoru uma mangaká que não ousa. As ilustrações delas são sempre ali, sem fundos elaborados e coisas do tipo. Com um traço lindo desses, imagino umas ilustrações sérias e com cenários caprichados. Espero que um dia ela agregue a este estilo.

Minami Kanan

minami3Começou sua carreira como mangaká em 1999 e continua ativa até hoje.
Não tenho palavras para explicar o quanto a Minami Kanan melhorou. Na minha opinião, ela e a Miko Mitsuki foram as que mais tiveram mudanças em seus traços.

minami1Os cabelos ficaram mais detalhados, os olhos mais caprichados e as ilustrações mais delicadas. Fora a incrível mudança nas suas histórias. Passaram de sexo apelativo para romance sexy.

minami2Minha única reclamação são os cenários em suas ilustrações. É sempre flores, flores e mais flores. Em KKWH ela deu uma inovada e fez alguns cenários em suas capas, como nos volumes 3, 4, 9 e 15. Sim, ela fez cenários em várias outras, mas digo aquela coisa de um ambiente real e completo.

minami4Vale dizer que foi divulgado esses dias que a Minami Kanan atingiu a marca de 18 milhões de volumes vendidos, com todas as suas séries. Perfeita.

Hino Matsuri

hino1Não tenho o que dizer dessa mulher. Se não fosse a arte dela, passaria longe de seus mangás. Vamos combinar que traço bom segura muitos leitores.
Hino debutou em 1998 com um one-shot que se ela não dissesse que foi ela quem fez, eu não acreditaria.
O traço não está feio, mas está muito pobre e diferente.
Em Destino Cativo o traço dela já dá uma melhorada, mas ainda não curto muito. Os personagens são “feios”, na minha opinião. Já em MeruPuri… Aaaaah, MeruPuri… A coisa começa a ficar linda. Protagonista bonita, galã lindo e gostoso… O traço dela dá um up.

hino2E então vem Vampire Knight. Eu não sei o que aconteceu, mas o traço dela caiu de nível no começo do mangá. A Yuuki é estranha, o Zero tem cara de doente e o Kaname tem uma testa que só por Deus.
Começa a melhorar muito a partir do volume 4. Depois disso é só lindeza.

hino3Ela consegue criar vários personagens com aparências distintas e muito lindas.
A arte atual dela é a minha favorita de todas pois combina tudo que eu amo: situações sérias e cenários bem elaborados.

Arina Tanemura

arina1É um pouco difícil falar dela por eu ter acompanhado poucas séries, mas me sinto na obrigação pois eu notei umas diferenças sim, e o mais importante, ela é uma mangaká conhecida por aqui por ter alguns mangás lançados pela JBC e Panini, apesar de não terem se saído muito bem nas bancas, segundo fontes seguras.

arina2Sinceramente eu não curto os enredos da Tanemura. Ou é muito infantil ou é muito irritante. Mas vamos julgar a arte, isso sim.
Sinceramente, o traço dela no começo da carreira me espantaria caso eu fosse ler. Olhos enormes até demais. Muito desproporcional ao resto do corpo. Fora os cabelos e corpos. Em Shinshi Doumei Cross a coisa já melhora um pouco, mas, na minha opinião, todos os personagens são muito iguais. Juro que quando eu li, ficava perdida. “Quem é essa irmã? E essa outra aqui? Isso é um homem?”. Sem brincadeira. Sakura-Hime eu não acompanhei, mas via as capas. Olhos ainda grandes demais.
Aqui temos um antes é depois de um mesmo mangá dela. I.O.N. que foi lançado em 1997 e ganhou um extra em 2011. Bem melhor agora.

arina4Eu li o primeiro capítulo do atual mangá dela e já larguei na hora. Estava tudo muito bom até aparecer um pirralho que com certeza me irritará, então resolvi nem ler mais.

arina3O pior é que eu estava me achando a chata por causa disso, mas esses dias eu fui dar uma passeada no Amazon JP e tinha 21 resenhas no primeiro volume deste mangá, e todas com notas baixíssimas. De 5 estrelas, deram 1 ou 2, no máximo. No segundo volume tinha 10 resenhas. A mesma coisa. Nota baixíssima. E então fiquei feliz de saber que não era eu a chata. O mangá que decepcionou mesmo.
Mas não posso reclamar da arte. Apesar de ainda não fazer muito o meu estilo, está bem bonito.

Aikawa Saki

aikawa1Debutou em 2004.
Quando olhei para as suas primeiras séries, tive certeza que na época eu passaria longe. É um traço bonito, mas não me agrada.
Comecei a curtir em 16 Life.
Apesar dela fazer personagens muito parecidos, parece que agora ela está conseguindo mudar. Em Kimi to Koi no Tochuu, o que diferenciava todos os personagens era o cabelo.

aikawa2Já em Koyoi, Kimi to Kiss no Chigiri Wo, ela melhorou muito isso. Vários personagens estão aparecendo e não é só o cabelo que é diferente. O rosto também. Fico muito feliz por essa transição e quero que a Aikawa-sensei cresça muito ainda.

aikawa3Já sobre as ilustrações dela… São todas feitas digitalmente, o que eu adoro, mas acho a dela um pouco artificial demais ainda.
Em Koyoi, Kimi to Kiss já está bem melhor, mas espero que a prática continue fazendo ela melhorar.

Miko Mitsuki

miko1Debutou em 2006.
Li a maioria dos mangás da Miko-sensei mas só esses dias eu fui ler o one-shot em qual ela teve o seu debut. Eu fiquei simplesmente espantada. Aquele não é o traço da diva, não pode ser!
Diferente é pouco. E não, não é o da imagem abaixo. Um dia compartilho com vocês pois tenho que escanear.

miko2Como eu disse anteriormente, ela e a Minami-sensei foram as que mais melhoraram.
O traço da Miko-sensei sempre me agradou muito, e hoje então… Eu adoro!
Leio e compro todos os mangás que ela faz.

miko3As ilustrações são lindas também. Adoro o jeito dela de colorir. É feito com aquarela e fica a coisa mais linda.

E você? Qual é a mangaká que acha que mais melhorou no traço? Compartilhe com a gente e nos diga se curtiu o post!

68 Respostas para “Especial: Evolução de Traços

  1. adorei o post….
    tive a msm sensação que vc com relação a Arina Tanemura..só li fullmoon, mas sempre me perdia com “qm era qm”…..rsrsrs… não abandonei o mangá por causa da estória… me emocionou bastante…

    • Esse eu tentei começar a ler, mas levei um spoiler tão grande (do menino que está morto desde o começo) que eu falei “Parei agora mesmo!”. Já leio muitos romances trágicos. Estou dispensando Hauhuhuuhea

      • Ariela kkkk Mas o romance da protagonista não é com ele (se é que me entende) e o final é bem feliz até ><
        Quer dizer… Sem spoilers kkkk
        Mas o final é muito bom 😉
        (do mangá, porque o anime me decepcionou um pouco nesse quesito…)

  2. Seirei Produce é um que só comecei a ler por causa do traço ~não que a história não seja nada interessante, mas só que se o personagem do lado masculino não fosse bonito eu nem encostava nesse mangá~
    HINO MATSURI QUE TRAÇO HORROROSO É ESSE?!
    Nunca gostei do traço da Arina Tanemura. Muito forçado, infantil, cheio do que era pra ser fantasioso e bonito, mas que na verdade é só mimimi que mais parece desenho de colorir pra revista infantil.
    Sendo sincera todos os traços de 2000 e bolinhas anteriores me assustam bastante. Não tem aquele ar caprichado e os olhos são umas coisas beeeeeem feias de se ver D=
    Gostei do post. Achei bem interessante.

    • Seirei Produce eu peguei pelo traço. *CORRE* HAUHUHEAEHU
      Olha, sou obrigada a concordar com você sobre a Tanemura. Tentei não falar muito porque o povo é muito fangirl dela, mas eu não curto. Agora até que está melhor, mas há uns 5 anos atrás… Dels.
      MAS ESPERE. CLAMP em 19XX SEMPRE FOI PERFEITO. Cardcaptor Sakura é dessa época e é peeeerfeito. Acho que CLAMP é uma exceção no mundo. Nem falei delas porque a única coisa que eu diria é “Perfeito. Perfeito. Perfeito. Ah, perfeito também!” XD
      Obrigada por comentar!

  3. Minami Kanan Melhorou bastante o traço e ficou muuuito melhor! E também concordo que o foco das suas histórias mudaram, agora é mais romântico o sexo, rs.

  4. Eu adoreiii o post. Eu leio baseada na sinopse, mas o traço sempre me leva a outros lugares. S2 Brigada. Achei interessante suas interpretações. S2

  5. Para mim, foi definitivamente a Minami-sensei. Eu li quase todos os projetos dela e a diferença é espantosa.
    Eu confesso que sou muito visual também (apesar de que se a história for realmente muito boa, eu me esforço para ler), então observo MUITO os traços e sempre noto as diferenças.
    Há a minha diva Motomi Kyousuke, que melhorou bastante seus traços (a mudança não foi drástica, mas mesmo assim é notável) e o mesmo com Tooyama Ema.
    Ah, e não posso esquecer da Sakisaka Io, caramba a mudança dos traços dela foi realmente ENORME. Ela evoluiu muito com Aoharaido.

    • Só não falei da Sakisaka pois eu não li nada dela anterior a Aoharaido, mas sei que mudou muuuuuuuito. Vejo umas capas de mangás antigos e fico boba!
      Eu sou extremamente visual. O traço tem que ser bonito. hahaha
      Obrigada por comentar! <333

      • kkkkkkkk É que eu sou meio que uma stalker das mangakás que eu gosto… Se leio uma obra que me faça viciar eu ja saio a procura de todas as outras obras da mangaká \z

  6. OMG! Amei o post! Eu não tenho um grande histórico de mangákas favoritas porque, sou literalmente “noob” em se tratando de mangás, mas, faço a mesma coisa, eu só leio um mangá pelo traço. Posso até arriscar ler um que tenha um traço quase insuportável, porém uma história boa. Agora… Minha mangáka favorita e a única que procurei ler mais de uma obra foi a Matsuri Hino. Concordo com a evolução dela em MeruPuri e Vampire Knight. Fiquei chocada quando vi o traço dela em Destino Cativo, e o negócio foi tão sério que eu só li o primeiro capítulo e larguei… (É difícil admitir isso…) \o/

    • Minha ordem com a Hino-sensei foi a seguinte: Vampire Knight > MeruPuri > Wanted > Destino Cativo.
      Li todas completamente. MeruPuri eu li completo umas 4 vezes. Vampire Knight 2 e Wanted 2 também. Já Destino Cativo… Esse mangá não me desce, cara! HAUHUHUJUHEA
      Estamos no mesmo barco! XD
      Obrigada por comentar! ❤

      • HUAhuahauha SIm! Mesmo barco pois, eu fiz o mesmo trajeto da leitura de obras. Lembro que fiquei submersa em MeruPuri por 2 meses seguidos, eu acabava de ler e ficava sem saber o que fazer da vida, e lia de novo *-* Muito Show!
        The Wanted só me deixa frustrada por não ter nem previsão de continuação. Tia Hino é cruel!
        OMG.. Eu me empolgo quando o assunto é mangás>VK>Hino 😛

  7. Gostei deste post, bem interessante, tem alguns mangas que eu tbm se achar o traço muito feio nem leio e alguns pelo enredo se me parecer uma historia muito mel com açúcar ou muito infantil.Adoro a Minami Kanan, mas das obras que conheço eu li somente KKWH é a que mais me agrada, gosto de um romance mais adulto sem sexo apelativo. Fiquei feliz por ter citado Arina Tanemura, das obras dela só li Full Moon Wo Sagashite e adorei, sem brincar li os 7 volumes umas cinco vezes quase que seguida, por é muito engraçado e mesmo tendo lido tantas sempre dava risada (parece Friends), achei meio infantilzinho, mas mesmo assim uma historia fofa e divertida, achei o traço muito bom tbm.

  8. Eu geralmente vou pela sinopse, mas o traço sempre ajuda… eu tenho que achar no mínimo razoável. Já abandonei alguns por traço ruim, mas acho que abandonei mais mangás com traços lindos e histórias ruins. Eu particularmente não acho que sou muito exigente com traço. Não curto autores que fazem personagens iguais, nem olhos gigantescos. Mas acho que nada me irrita mais que personagens que tem o cabelo caído por cima do rosto, mas os olhos e sobrancelhas aparecem por cima do cabelo. Não vou lembrar de cabeça quais autores fazem isso, mas é algo horrível de se ver (independente de ser shoujo ou shounen, é algo que mas abandonar a história de imediato).

    • HIAEAEHUHEA Realmente muitas autoras fazem isso. Vejo muito em shoujos.
      Eu sou extremamente visual e o traço tem que me agradar. Considero até um defeito por não dar chance a grandes histórias. Tipo Helter Skelter. É FODASTICO, mas o traço… Insuportável. Li apenas por ter 9 capítulos e o filme ser um dos mais elogiados.
      Obrigada pelo conentário! ❤

  9. Gosto da Sakisaka, antes de AOHR li Strobe Edge ( cuja a protagonista poderia ser mais bonita) e vi por cima obras anteriores, realmente mudou bastante, era uma coisa de doer os olhos. As obras de Robiko autor de Tonari no Kaibutsu-kun tbm melhorou bastante o traço, mas acho engraçado como vc consegue ver um pouco dos personagens de Tonari em outras de suas obras. As vezes sei que uma manga é de um mesmo autor só pelo traço.

    • Já vi essa protagonista de SE… Realmente não é muito bonita. Acho que eu tenho uma coisa com protagonistas fortes e lindas. Karin de MiseiKodo é a minha diva dos mangás. Que nem uma amiga falou, agora as protagonistas shoujo serão classificadas como antes de Karin e depois de Karin HAUHUHUHHR
      Obrigada pelo comentário! <33

  10. Nossa eu nunca reparei nisso… Eu me apego a história, se for boa eu leio até o fim.
    Mas vou começar a reparar agora. Tem uns ae que evoluíram bastante Oo

  11. Bom, não posso falar muita coisa já que acompanho os mangás muito mais pela história do que pelo traço … se ela for cativante, eu to lendo… só um traço me deixou muito incomodada até hj…eu achava horrível kkkkk Akuma de Sourou, ô tracinho cruz credo viu, mas eu li até o final Ò_Ó shaushauh (por ser shoujo, que fique claro) kkk.
    Sinceramente falando não costumo focar na evolução do desenhista, nem mesmo nos mangakás hahaha sou do tipo que gosta mt de ler mangás e ver animes, mas pq gosto disso e sempre gostei, n chego a me interessar por quem fez, qual a história de vida de fulaninho e tal… sou beeem desligada e desantenada nesse quesito, sorry.
    O post foi interessante, vlw ^^/

    • Eu me sinto a stalker das minhas mangakás favoritas. Visito os blogs uma vez por dia, compro todos os mangás, leio todas as obras… Sou muito assim HAUHUHEAHU Quando gosto de uma, viro fã mesmo é me apego, tanto que são poucas.
      Eu não assisto animes… :/ O ultimo que assisti foi Another… E sei lá quando foi isso HAUHUJE
      Obrigada por comentar! <33

  12. Haha realmente. Um traço bonito vai com certeza te atrair mais do que um traço que você julga feio. Mas realmente tem muitas história que são muuuuito divinas, mais a história não foi lançado em uma época que deu para melhorar seus traços, haaaam é mais ou menos assim que eu penso, mais sim sim concordo muito com você Ariela, os traços te envolvem mais com a história.
    Arigatou Gozaimasu, continue com o trabalho duro, bye ~~ até uma próxima !

    • Do século passado (nossa, isso soou dramático -qq) eu só leria CLAMP, Kaori Yuki e Yuu Watase, caso lesse mangás naquela época (considerando ser apenas shoujo). Acho traços lindos e únicos para a época. hahaha
      Obrigada pelo comentário <333

  13. Oi!
    Bem, não sou uma leitora ativa dos projetos do site, mas sempre gosto de vir aqui dar uma conferida nas novidades desse mundinho dos shoujo mangás heheheh Aliás, parabéns pelo trabalho! O site está bem caprichado XD

    O post me chamou a atenção por que eu também gosto muito de reparar a mudança na arte dos autores. No meu caso, eu não sou tão exigente quanto você. Não vejo problema algum em ler um mangá que possui uma estória bacana mas com um traço pouco atraente. Aliás, diria que em geral, eu prefiro estória do que traço, até porque se não fosse por isso eu jamais teria lido Naruto (aqui entre nós, acho o traço do tio Kishi feio que dá dó!). E também nunca teria conhecido alguns dos meus mangás favoritos.

    Sobre as autoras que eu mais notei a evolução do traço, sem dúvidas Katsura Hoshino é a que mais me surpreende. O traço de D.Gray-Man é um dos mais bonitos que já conheci e eu simplesmente babo pela arte dessa mulher! Mas, quando lembro da arte do primeiro mangá dela, é difícil acreditar que foi feito pela mesma pessoa.

    Outra autora que acompanho e que evoluiu muito é a Yoko Kamio. Os primeiros volumes de Hana Yori Dango tem um traço sofrível, mas na metade do mangá a autora se desenvolve e arte tem uma melhorada incrível, dá até pra duvidar que o mangá foi feito pela mesma pessoa. E quando ela termina Hana Yori Dango com um traço bonito, a Yoko Kamio-sensei começa a publicar Cat Street, que tem uma arte melhor ainda. Os dois mangás são ótimos e eu super recomendo para qualquer pessoa. E você, se algum dia quiser conferir a estória de Hanadan mas tiver “alergia” ao traço rsrsr dos primeiros volumes, assista o j-drama, que foi muito bem feito e adaptou bem a estória.

    Gostei muito do post.
    Beijos!

    • Admiro todos que lêem mais pela história que pelo traço. Sério, eu me sinto muito mal, mas não dá! HAUHUHUHUEA
      Ouço muito falar desse HanaDan, mas não li até hoje. Vi umas capas e não curti mesmo, mas se você diz que melhora… Obrigada pela sugestão e o comentário fofo. Mesmo não acompanhando os mangás, adorei o fato de você ler os posts! ❤

  14. Eu adorei o post, e confesso que também leio os mangás pelo traço, quando o mangá tem muitos capítulos e eu não gostei muito do traço inicial eu sempre vou no ultimo capítulo pra ver se o traço melhorou, assim eu até consigo suportar… xD
    Acho que o primeiro projeto da Minami que eu li foi KKWH e amei! Um tempo depois eu estava lendo alguns mangás e acabei gostando de Kakene Nashi no love Torihiki e fui ver o autor, quando eu vi que era da Minami eu nem acreditei!

    Outra autora que eu simplesmente amo os traços é a Enjouji Maki, não sei se tem mais gente que gosta dos traços dela, mas eu acho eles tão proporcionais e os homens são simplesmente LINDOS!

    • Falar da Enjouji Maki é crueldade. MUITA CRUELDADE. Ela só desenha homem gostoso e protagonistas lindas. Fora que os mangás dela são todos sexy. ESSA MANGAKÁ É DE DEUS. Adoro ela!
      Fico feliz de saber que não estou sozinha nessa vida de pensar demais no traço. HAUHUHE <33
      Obrigada por comentar! ❤

      • Olha olha olha kkkk também curto aqueles gatos *3* heuheuheuh.
        Vejo mais problemas na personalidade q ela coloca neles, tem uns q curto bastante e outros q n curto nada!! kkk
        Adoro o protagonista de Private prince heuhueh mas já o de Hapi mari me quebra um cadim … your café tbm é meio duvidável no meu gosto kkkk as protagonistas na verdade n me chamam mt atenção… nem no traço pq acho elas bem corretas (traços legais e bonitinhas, ela n arrisca mt) nem na personalidade, deixam a desejar na minha opinião heuheuheuhhsauhs mas gosto dos mangás dela!

      • Não li esse Your Cafe ainda, nem o novo dela, dos irmãos lá HAUHUJEAH
        HapiMari eu curti muito, não sei se foi por acompanhar mensalmente e fielmente ao Japão <333

  15. Voce escreveu sobre personagem mais bonita de manga, nunca tinha parado para analisar elas, normalmente reparo mais nos personagens masculinos, aliás se eu não achar o par da protagonista bonito me desmotiva bastante a continuar lendo a historia (que horror como sou superficia=Ol, fazer o que né), enfim pensando agora, pra a mim a personagem que acho mais bonita é a Natsume de Tonari (apesar das pernas muito finas) e tbm estou a achando a Koharu de Hachikoi bem bonita.

    • O garoto é muito importante também HAUHUHEAHU
      Foquei mais nas protagonistas pois são elas que estão nas capas (na maioria das vezes) e aparecerão em 90% dos capítulos. Tem que ser bonita, né? HAUHUJEAE
      Obrigada por comentar! <333

  16. Vou comentar um pouco das que eu mais vi diferença. Mayu Sakai: melhorou horrores. MInami Kanan: não sei vocês, mas eu vi algo masculino no traço antigo. Ainda acho meio estranho em algumas coisas, mas melhorou muito. Arina Tanemura: nunca li nada dela. A comparação do mangá de 1997 pro extra de 2011. MEU. DEUS. Melhorou drasticamente. Aikawa Saki: não gosto das histórias mas o traço é bem bonito.
    Eu também escolho pelo traço XD. Mas as vezes quando a sinopse é muito boa, eu abandono o traço(claro, se não for aquele super estranho e horrível). Shinjo Mayu, por exemplo, traço horroroso mas as historinhas são legais pra quem gosta de smut.

  17. Muito legal esse post!
    Também sou do tipo que leio o manga pelos traços (leio ate yaio postem uns com traços muito bonitos)kkkkkkkkkkkk. È muito legal você ver a evolução dos traços das mangaká. Acabo percebo muito isso nos mangas shounen, que normalmente tem mais volumes que os shoujos, o que faz com que de para perceber bem a evolução do mangaká em um unico manga, já que demora mais para o manga chegar ao fim. Agora uma da minha autora favoritas de shoujo é Enjouji Maki adoro o trabalho dela! Todos os mangas dela que já li os personagens são lindos e sexy kkkk, meu favorito e Hapi Mari. Também, vejo alguns animes só porque os personagens são bonitos (apesar de gostar muito de animes),kkkkk. Bom fazer o que gosto de ver belos personagens.

  18. Adorei o post.
    Como desenho mangá desde que me entendo por gente, também reparo MUITO na arte do mangaká.
    Mas, ao contrário de você, não me incomoda tanto se a história for muito boa.
    Um exemplo de traço que começou horrível e que melhorou DEMAIS ao longo do mangá foi o da Natsuki Takaya em Fruits Basket. =3

  19. Ariela, sou como você! A história pode nem ser legal, mas se o traço me agradar eu continuo até o final!
    Adorei o post com as evoluções das mangakás, muito interessante mesmo!

  20. Adorei o post. Gosto quando um manga tem um bom traço. Muitos dos que li foram escolhidos pelo traço. Penso que quem melhorou mais foi a Minami Kanan. Se visse um dos primeiros mangas dela, não diria que tinha sido ela a autora.

  21. Nossa! Muito bom, adorei o post Ariela. Tem alguns mangás que eu só leio por causa da história passo o olho pela arte reto, esses mangás eu leio super rápido, mas se a arte é boa eu fico muuito tempo admirando uma página só, ás vezes até volto hahaha. Eu adoro a Minami, essa diva, tudo é perfeito, a anatomia, os objetos e o fundo menos os olhos Argh! aqueles olhos são muito grandes pro meu gosto,mas a história e o resto da arte compensa muito, ela melhorou pra caramba eu tentei ler Ren-ai mas o traço era insuportável, a Arina quando eu vi a arte dela passei reto aqueles olhos grandes e tudo tãaao brilhante, a Kayoru eu só gosto do último trabalho dela,Merupuri! eu adoro Merupuri foi uns dos meus primeiros mangás muito lindo, o Vampire Knight eu até tentei, mas a história é muito complicada pra mim e Aikawa eu já li acho que 3 mangás dela, mas eu nunca gostei muito do traço, mas tem um que eu gostei muito do desenho, Kedamono eu achei a protagonista muito fofa. Normalmente eu tento aguentar o traço ruim o máximo possível até atingir o meu limite, o que eu mais odeio é pescoço fino, parece que a cabeça vai quebrar a qualquer momento, na minha opinião os que mais evoluíram foi Atsushi Okubo de Soul Eater, a Minami e Jun Mochizuki de Pandora Hearts minha mangaká favorita tanto pela história como pela arte, sério ela é uma mangaká perfeita do volume 1 para o 9 ela evoluiu muito e para o 19 então <3.

  22. Oiee pessoal o/
    Entãããooo, eu sou louca apaixonada por shoujos, e começo a ler mesmo pela história, uma mangaká que eu admiro muito e consigo ver a diferença claramente é a Aya Nakahara, autora de Lovely Complex (shoujo favorito xD) do primeiro volume o Otani (personagem principal) tinha uma cabeleira enoorrrme e ficava meio estranho, mas a partir do segundo/ terceiro volume as coisas começaram a mudar e percebi realmente a diferença. Outra diferença foi no traço da Karuho Shiina mangaká de Kimi ni Todoke, nos últimos capítulos ela está dando uma atenção super especial nos olhos e naquela coisa toda de brilinhos de romance hahaha, o que no começo não tinha muito, mesmo nas cenas mais fofiinhas hahaha vou começar a reparar nos outros traços, um mangaká que pra mim é fenomenal em relação a enredo/ história é o Oda, de OP, ele faz cada cenário perfeitoooooo³³³³ os detalhes que ele fez na saga skypea ainda ficam na minha mente… não é a toa que ele mal dorme com tanto detalheziinho hahahaha bem, é isso aí pessoal, espero que tenham gostado do meu comentário hasuhaus

  23. Adorei o post Ariela!! Super instrutivo! Apesar de gostar muitíssimo de mangás tenho muito pouco tempo pra isso, então, ainda sou muito noob no assunto rs… acho o traço tão importante quanto a própria historia, mas como ate hoje não conhecia bem as mangakas acabava escolhendo só pela sinopse… depois deste ótimo post, não mais! A propósito, descobri que uma das minhas favoritas atualmente é a Hino Matsuri ♥ arigatou!!

  24. Realmente concordo que as cores da Aikawa Saki tem aquele ar superficial, mas eu amo muito os mangás dela. E sobre o traço, tem uns mangás antigos que eu me apaixono pelo enredo mas o traço meio que incomoda como em Hana Yori Dango, até no anime dá uma certa agonia, mas sorte que eu me acostumo com o tempo.

  25. Pelo que eu me lembro, ja li pelo menos uma obra de cada mangaká que vc citou e algumas eu ja li bastante xD. Quando vc estava falando da Aikawa Saki eu me lembrei de uma mangá que eu li dela, que pra poder reconhecer quem era quem eu diferenciava pelo estilo do cabelo rsrs. Mais ainda assim eu gosto das obras dela. A mangá MeruPuri de Hino Matsuri eu amei a historia e os traços,mais em Vampire Knight,como eu não li a mangá desde o inicio, eu só reclamaria do final, que eu não achei legal. E com essa melhora no traço, a mangá fica bem mais interessante pra quem lê, a fazendo comprar a obra, e ajudar a mangaká.*-*

  26. Nossa…
    um traço Lindo… eu acho o da autora do manhua The One, creio que seu nome é Lee Nicky, ou algo assim, no começo li pelo traço realista dela, mas depois adorei o desenvolver da história. Pena que não tem em PT,foi o jeito exercitar o ENG.

  27. muito bom o post.
    sou igual a vc o manga só me interessa se o traço for bom, mas a mangaká que mi surpreendeu foi a Kanan, com certeza foi a que mais melhorou a traço, bem mais lindos.

  28. kkkkk bem a minha cara >….< (já fiz isso varias vezes XD)
    realmente a Mayu sakai mudou muitíssimo eu fiquei muito surpresa com a diferença é muito notável, era sempre muito "pobre" sem cores vibrantes e muito pouco atrativos porem suas novas obras estão muito mais "vivas" cores marcantes e personagens muito mais bonitos, ela realmente melhorou muito. sem contar na minha super diva da Minami Kanan ela evoluiu muito, só de olhar para as imagens nem da pra acreditar que foram feitas pela mesma pessoa e o enredo das historias estão ficando cada vez melhores, espero que ela continue melhorando sempreeee *3*
    sem comentários sobre a Hino, eu ainda não acredito que foi ela que desenhou essa "coisa" do lado de vampire knight (O.O perplexa) …
    eu até que acho muito bonitinho os desenhos da Arina Tanemura (mais confesso que não sou muito fã não, não faz meu gênero) mais é realmente notável a diferença dos olhos, eram realmente ENORMES O.O.
    Aikawa Saki minha diva ..<)
    Miko Mitsuji aaah é realmente lindo seus trabalhos tanto de aparência quanto de suas historias, eu amo todas das quais eu já li ^^
    mais uma das minhas mangakas favoritas também é a Aoki Kotomi, de uns tempos pra cá ela mudou muito seus traços estão mais "caprichados" antigamente parecia muito desleixado e aparentemente os personagens estão mudando muito sua personalidade que costumavam ser muito repetitivas (li dois mangas seguintes dela, muito antigos, que se eu te disser que lembro qual era a historia de um e qual era a historia do outro eu to mentindo por que pra mim era a mesma historia com nomes diferentes, até os personagens era a cara de um e o focinho do outro, impossível diferencia-los) bom acho que era só isso ^^ amei o post

  29. Gostei muito do post, realmente é dureza ler manga com traço feio, nossa os mais antigos tem traços medonhos, como Itazura na Kiss, o qual eu amo a história, mas odeio o traço. Apesar desse ter sido o último trabalho da Kaoru Tada, todos os outros trabalhos também tinham o traço feio, acredito que bem tipico da época. Apesar de não me prender a trabalhos de mangakás específicos não gosto de traços como os da Arina Tanemura e da Mayu Sakai, acho que o manga fica pesado me da impressão de poluição visual, cansa a vista, mesmo assim tentei ler Rockin’ Heaven, comprei os dois primeiros volumes mas não deu, o que me irrita não são nem os olhos, mas os cabelos, não sei me incomoda aqueles cabelos voando pra todo lado!!!
    De qualquer jeito tento focar na história se for boa e o traço feio, tento aguentar firme e terminar de ler, mas se o traço for lindo e maravilhoso e a história for chata paro de ler no primeiro capitulo.

  30. Quando surgirá a autora que vai deixar a Ariela completamente satisfeita? Assista no próximo episódio! -Q HASUAHSUAHSUH ❤

  31. Para falar a verdade, eu acho que com o tempo sempre há melhoras, pois as pessoas sempre querem aperfeiçoar suas técnicas. Ariela, as minhas ideias são iguais as suas por cada mangaká, apenas em uma coisa que eu tenho uma ideia diferente, que são os olhos. Eu acho que quanto maior os olhos, mais os sentimentos da personagem são mostradas sem precisar de ler as falas, como por exemplo a Arina Tenemura, você poderá perceber se ler o mangá Kaitou Jeanne.
    Desculpa se eu falei demais, é que quando começo a ler, eu me perco nas letras e nas palavras.

  32. Adoreeeei o post. Tava achando que só eu era tão observadora quanto aos traços. Confesso que se a história for ao menos atraente mas o traço ruim, eu reluto em ler. Afinal, o traço também dá um ”q” de graça no mangá.
    Tem um mangá em especial que eu desisti de acompanhar porque não tem atualização há mais de um ano. Estou até triste por isso, por que a história é muuuito boa: Parfait Tic!, já leu ou ouviu falar? O traço no início é bem feinho. Mas do nada os personagens ficam muito bonitos, a protagonista principalmente. Me liguei nisso quando ela tava com um penteado novo e eu pensei: ”Nossa, que linda”. Aí eu comecei a reparar…
    Eu sou muito exigente com essas coisas, sabe? Ainda mais que eu sou apaixonada por mangás shoujo, o mínimo que eu quero são personagens bonitos hahahaha. Não precisa nem ser com corpos esbeltos.
    Reparo muito nos olhos dos personagens também. Gosto de olhos detalhados e de tamanho normal.
    Enfim, o traço que mais me ganhou foi o do mangá Aoharaido. Esse realmente me encanta. Perfeito desde o início. Tem vezes que eu fico olhando pra mesma página, a mesma ”cena” por um tempinho de tão lindo que é.

  33. De TODAS eu prefiro os traços antigos. Mas aí vem do gosto do leitor. Gosto do toque que os old school tem. 😀
    Desenho há uns 10 anos e realmente queria ter um traço old school, como esses acima, ou Minami Ozaki-sensei, mas infelizmente está bem dos atuais.

  34. a senha é a mesma ou a pergunta que você fez no final do post, a resposta dele é a senha? ( eu nao to conseguindo baixar os mangas!!!) T^T

  35. Adorei o post! É quase o mesmo caso pra mim, sou apaixonada por artes bonitas, mas sou cabeça dura e tento aguentar quando a história compensa pela arte.
    Fato sobre a Hino Matsuri, a diferença entre traços! Sou apaixonada pela arte dela, só tenho que tomar coragem de terminar VK…
    O traço da Tanemura Arina é bonito e eu gostava bastante, tanto que li MUITOS mangás dela… Só que o Shinshi D. Cross foi tão intragável pra mim que simplesmente peguei repulsa por ela. >:
    E sobre Aikawa Saki, não aguento. TODOS os personagens dela são iguais! Li alguns mangás dela e vi a sinopse+capa de vários. TODOS os galãs tem a madeixa do rosto mais comprida, até a altura da bochecha, e a parte de trás cobrindo o pescoço, com o mesmo rosto e mesma franja. Praticamente todas as protagonistas são iguais também, ou passam o mesmo feeling… Blergh!
    Ah, é preciso falar sobre mangás longos, tipo Fruits Basket e KareKano. A diferença é absurda! É engraçado comparar o primeiro volume e o último. Os personagens de ambos eram esquisitõõões e no último volume ficaram tipo, 1000x, melhor. A arte da Natsuki Takaya, principalmente, melhorou demais.
    E a Maki Youko também melhorou bastante. Usando como comparação Sora Sora (2000) e o mais recente, Romantica Clock, nossa, é muita diferença.
    Tem bastantes outras mangakas, mas chega de walltext auheuahe
    Beijo!

  36. Muito interessante esse post 😀
    Nossa e como mudaram os traços das autoras!
    Realmente a Kayoru e a Aikawa tem que diferenciar mais seus personagens, apesar da Aikawa já estar fazendo isso xD
    E eu tbm sou como vc, vejo muito um manga pelos traços, e dps vejo qual é a história xD
    A Arina tem um traço muito bonito e detalhado, mas o manga novo dela na Margaret realmente não fez meu gosto, esse menininho é muito chato ><
    E da Minami, ela tá arrasando agora em MiseiKodo heein! Essa obra e KKWH são as únicas que continuo a ler dela, as outras não curti muito…
    Rockin Heaven tbm foi a primeira obra que comecei a ler da Mayu Sakai, lendo o manga do Brasil, e gostei de todas as obras dela xD Mas ela tbm teve uma super evolução de traço, mas ainda acho Rockin Heaven a obra prima dela em todos os aspectos!

  37. adorei o post! eu também leio um mangá pelo traço, depois eu vejo se a história é legal xD o Akuma de Sourou também foi um dos poucos com traço esquisito que eu li até o final hehe realmente, tem uns mangakás que evoluíram bastante O.o’

  38. Yuu Watase dá uma chibatada em mudança de traço. Só comparar os mangás antigos dela com os atuais (Sakura Gari, Arata Kangatari).

  39. Pra mim a Mayu e a Hino estão com os traços mais bonitos até agora. É muito legal ver o quanto elas cresceram como autoras em relação a enredo e traço. O traço das outras citadas no post também são bonitos, mas falta um pouco de habilidade com a estética dos personagens, imo. Sakisaka também melhorou muito. Muitas mangakás melhoraram muito, e mesmo assim Kaori Yuki > Muitas. Realmente, acompanhar algo com um traço desejável é difícil.

  40. Eu gosto da Hino Matsuri, eu conheci ela simplesmente pelo mangá vampire knight, pois amei o traço. Pra mim é lindo ❤
    Gostei do post, realmente um bom traço e uma boa pintura da um UP! na história 😀

  41. Leio os mangás pela história, acho traço uma coisa meio irrelevante. Claro que ler um mangá com um traço perfeito enche os olhos, mas acho que a história em si importa mais em uma história.
    Quando se fala em mudança de traço de autora de mangá, vem logo na minha cabeça a Kamyo Yoko, autora de Hana Yori Dango. Ela em uma mesma série, mudou seu traço de algo grosso e tosco para algo delicado e lindo. Mas mesmo com um traço feinho, o início de HanaDan é incrível. Como eu disse, em um mangá, o traço é ator coadjuvante.

  42. Huum… é difícil definir… mas acho que Tanemura Arina, pois já li o mangá de ION, então, comparando da SAKURA HIME KADEN, diria que ficou mais suave… sou super fã desse mangaká.
    Mas também tem o da Minami Kanan, já li o PERFECT PARTNER, mas não parecia natural, ou seja, é como os desenhos fossem forçados (não estou falando por mal… por favor não me odeie), é que eu sou estudante de arte, pois isso sempre observo desenhos, fotos, até mesmo pinturas, tudo atentamente, mesmo inconscientemente… e KYOU, KOI KOI WO HAJIMEMASU, melhorou bastante, fiquei admirada com o estilo de desenho e pela história. Vendo a obra de MISEINEN DAKEDO KODOMO, vi que melhorou mais ainda.
    Mas AINDA tem algumas obras de mangakás que não vi… espero que me perdoe por não compartilhar isso 😦

    Sabe de uma coisa? Simplesmente não consigo decidir qual é o melhor, sempre melhoram cada dia, assim como eu, pois eu era terrível em desenho… (sim, isso mesmo… estou falando de mim, hahahah) Não sei quantas vezes pensei em desistir de treinar meus desenhos, tipo treinar e refazer, treinar e refazer aí continuamente, mas minha paixão e meu orgulho sobre a arte foi muito forte para desistir, kkkkkk (não sou infantil, não… =^^= ok, ok, talvez um pouco), passou muito tempo, agora desenho muito melhor, apesar das imperfeições… tanto manual quanto digital… ninguém é perfeito, se não esforçar, não é? Pelo menos é minha opinião.

  43. Uma novata no site e to adorando o conteudo, principalmente esse post.

    Eu tbm julgo muito um mangá pelo traço antes da historia e entendo como se sente 😛
    Acho incrivel quando vc acompanha um mangá desde o início e vê o traço mudando aos poucos. Vejo isso em muitos que eu leio.
    Atualmente eu estou in love com os traços da Yuki Shiraishi. São muito lindos e as historias dela tbm me surpreendem. Não sei se é a minha tara, mas hora ou outra eu acho uma manga-ka com o traço muito parecido com o dela e até confundo as vezes. Koyoi, Kimi to Kiss no Chigiri Wo não foi diferente, pois eu acho o traço da Aikawa-sensei muito parecido com o da Yuki-sensei.

  44. Eu sou igualzinha vc !! Sério até hj não consigo assistir e nem ler Bokura ga Ita porque acho muito. mas mtoo feio os traços!
    As minhas mangakás favoritas são a Aikawa Saki , Haruta Nana, Minami Kanan e Sakisaka Io !!!

      • O traço de Bokura Ga Ita é feio mesmo, mas a história é simplesmente a melhor e mais envolvente que já li! Eu realmente queria encontrar esse mangá para comprar 😦

  45. Eu adoro o traço da Arina Tanemura! Acho a coisa mais linda, me encanto nas páginas de Full Moon! Seu desenho inspira e traz graça, fantasia à leitura!
    Cada um tem suas opiniões, dela só li Full Moon, até tenho todos os volumes, amei a história e o desenho!

  46. outro que melhorou muito o traço foi o Atsushi Ookubo em Soul eater, que começa bem engraçadinho e terbina mais sério. é uma mudança bem “drástica” no traço rsrsrs

  47. Eu não ligo muito por traço, mas tenho uma preferencia: os feitos a mão. Se o traço nao for muito bom, mas for feito a mão, eu respeito muito o artista.
    Gráfico digital, eu acho muito forçado.
    Gosto da Aikawa Saki só pelo enredos…

Deixe um comentário

